25/03/2014

FAMILY TIME # 23

Se estes desenhos fossem fotografias nunca os publicaria em qualquer rede social ou blog, guardaria só para mim. Não interessariam a mais ninguém seguramente. Como desenhos, e para quem os vê, terão zero de interesse, mas gosto deles enquanto desenhos, estão próximos do registo que mais me diverte e me deixa satisfeito no final. E por isso apetece-me partilhá-los. Ainda assim reconheço que tenho de desenhar menos pessoas e passar a desenhar outras coisas, antes que me aborreça...

If these drawings were photographs I would never publish them on any social network or blog, I would keep them to me. They would be uninteresting to anyone else surely. As drawings, and those who see them will have zero interest, but I like them as drawings, are near to what  most amuses me and makes me happy at the end. And so I want to share them. Yet I recognize that I have to draw fewer people and spending my time drawing other stuff, before I get bored ...



5 comentários:

  1. Parece-me que os teus desenhos interessam a algumas pessoas que te seguem atentamente (mesmo que "secretamente" com ajuda dos leitores de feeds/rss. Estes desenhos também têm todo o interesse do ponto de vista da observação da evolução da técnica de desenho e de aguarela que está bem diferente do que há uns tempos atrás. Também é muito interessante perceber como te divertes a concretizá-los. Se uma pessoa não se divertir para que anda entretida com os rabiscos? O importante é isso!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Rita!
    Carregadinha de razão quando dizes que o objectivo primeiro pode e deve ser a diversão.

    ResponderEliminar
  3. Pois eu estou de acordo com a Rita. Os teus desenhos são muito interessantes. Todos já tentámos desenhar pessoas e sabemos a dificuldade que é captar as expressões e mais do que isso a dificuldade que é captar situações. Os teus desenhos são muito bons a congelar momentos do quotidiano. Conseguem captar com um traço rápido muita informação. O que as pessoas estão a sentir, se estão alegres ou tristes, ou pensativas, o que estão a fazer, se estão a comer ou a falar ou a beber, a roupa que vestem, se vão para a cama dormir ou se acabaram de acordar. Não penso que devas desenhar menos pessoas mas talvez possas alargar o desenho a mais pessoas e ao que está ao redor delas ou ao que elas pensam. Dar-lhes voz. Colocá-las num contexto. O desenho tem que continuar a ser recompensador e a dar prazer para ser útil. Para isso por vezes há que buscar novas formas de o utilizar e explorar novos caminhos.

    ResponderEliminar
  4. Filipe, obrigado pelo teu comentário. Acho que ambos estão carregados de razão, e agora que olho para o texto que acompanhou o meu desenho, acho que deveria ter escrito que "o tema dos desenhos pode não interessar a ninguém" que não a mim, por ser muito familiar, e não o desenho em si, esse claro que interessa a quem de facto se interessa pela tema.

    ResponderEliminar